A ORIGEM DO MAL
Em algum momento do passado, um dos anjos especiais criado por Deus, Lúcifer, o “querubim ungido” (Ez 28.14), Originalmente criado perfeito em todos os seus caminhos, tornou-se rebelde. Lúcifer mais tarde, induziu um terço dos anjos do céu, como também Adão e Eva a fazerem o mesmo. Todos eles haviam recebido o livre-arbítrio e usaram-no para se rebelar contra Deus. Temos apenas alguns detalhes acerca dessa rebelião, que resultou na expulsão de Lúcifer (também chamado de Satanás) do céu, juntamente com os anjos que se uniram a sua rebelião.
Apesar de não termos muito detalhes sobre a sua origem, sabemos que Satanás é real, é nosso inimigo e é perigoso. Em Genesis 3 , Satanás é comparado a uma serpente, imagem esta que se repete em 2 Coríntios 11.3. Em Apocalipse 12, ele é chamado de Dragão, e os dois nomes são usados em conjunto em Apocalipse 20.2. No entanto, Satanás não é apenas uma serpente enganadora, mas também um leão que ruge e devora (1 Pedro 5.8). Dentre seus nomes encontramos “Abadom” e “Apoliom”, o mesmo que “destruidor” (Ap 9.11); “Satanás”, que significa “adversário” e “diabo” que quer dizer “caluniador”.
Em João 8.44 Jesus chamou Satanás de homicida e “pai da mentira”. Chamou-o, ainda, de “maligo” (Mt 13.19) e de “príncipe deste mundo” (Jo 12.31). Paulo e João também chamaram o diabo de “maligno” ( 1 Ts 3.3; 1 Jo 3.12), e Paulo disse que Satanás era o “deus deste século”( 2 Co 4.4), governante do sistema mundial (Ef 2.2), e líder das forças demoníacas do mal (Ef 6.10-12).
Ao ter acesso a terra, designada como seu território especial deflagrou o conflito das eras entre Deus e Satanás, no sentido de que ambos buscam a adoração de cada homem e de cada mulher sobre a terra. Como diz a profecia, Satanás, o enganador mestre da humanidade banido do céu, juntamente com todos aqueles que o seguem, tanto anjos quanto seres humanos. Após o reino milenar de Cristo e a rebelião final de Satanás, todos eles serão lançados para dentro do “lago de fogo” (Ap 20.14)
Por que Deus colocou a humanidade nesta terra – onde Satanás caído tem acesso à mente e à vontade das pessoas - nós não sabemos. Considerando o objetivo do Criador de desenvolver uma raça de pessoas dotadas de livre arbítrio, que voluntariamente escolhessem adorá-lO e servir a Ele por toda a eternidade, este mundo se torna, então, um campo de prova ou lugar de teste, onde cada pessoa deve fazer sua escolha sobre quem vai seguir – Deus ou Satanás.
Satanás, descrito por Jesus Cristo como “enganador” e “mentiroso”, não é honesto no modo como se aproxima dos homens. Ele nunca pede especificamente que a humanidade o sirva ou o adore (mas ele o fará no período da Tribulação). Em vez disso, ele seduz o homem com idéias como: “Faça as coisas ao seu próprio modo” ou “Você pode ser como Deus”.
A maneira como ele tentou a Eva, em Genesis 3, é um exemplo perfeito da maneira desonesta como engana todas as pessoas. Em contraste com isso, Deus é a verdade; Ele sempre se aproxima do homem e da mulher com honestidade. Em todas as eras, Ele pediu francamente às pessoas que obedecessem a Ele e O servissem. No Antigo Testamento Ele deu mandamentos aos filhos de Israel e prometeu abençoá-los, se eles guardassem os mandamentos; e amaldiçoa-los, se desobedecessem a eles. Toda a história de Israel é uma ilustração do cumprimento das promessas de Deus de acordo com as escolhas das pessoas e com seu comportamento.
Comentários
Postar um comentário